Uma varanda para chamar a atenção

Acredito que boa parte das pessoas que moram em apartamento já tiveram a mesma dúvida: Afinal, a varanda do meu apartamento é minha ou não é minha? Infelizmente a resposta para essa pergunta é: Não, a varanda não é sua mas você tem o direito de fazer uso exclusivo dela. Eu explico.

As varandas, como componentes da fachada, são consideradas partes comuns do condomínio e apesar de estarem “dentro” do seu apartamento, você não tem autonomia para fazer o que quiser nela. Qualquer modificação fora do padrão caracteriza-se como alteração de fachada, proibida na maioria dos condomínios. É um assunto delicado, complicado e motivo de muitas divergências nas Assembleias. Mas essa padronização é importante para a valorização do imóvel; Imaginem um condomínio onde cada morador pode fazer o que quiser em sua varanda. Deu pra visualizar a confusão de estilos e cores saltando aos olhos de quem passa? Isso desvaloriza e muito o valor do seu apartamento. Outro ponto importante é a segurança, se um prédio é construído para suportar x quantidade de peso e cada morador resolve envidraçar sua varanda, colocar cozinha gourmet, etc… temos um acréscimo no peso total da construção, que não foi previsto, podendo colocar em perigo toda a estrutura predial.

Tudo isso é muito chato e frustrante, mas existem muitas formas de decorar a varanda do seu jeito sem ter que pagar uma multa horrorosa por isso. Eu trouxe algumas fotos para inspiração, mas antes de qualquer modificação, consulte a Convenção Condominial do seu prédio. É um documento que todo Condomínio tem e você pode ( e deve ) consulta-lo a hora que quiser, basta pedir uma cópia à administração, isso é um direito seu.

dicas de varanda

Varanda bem pequena, mas com o espaço bem utilizado. Gosto muito do branco em contraste com o verde das plantas. Atentem para os vasos pendurados: mesmo para o lado de dentro, podem ser um problema. Um jardim vertical em uma parede pode ser uma solução melhor.

varanda modelos

Aqui temos um jardim vertical bem discreto e, junto com a madeira nos moveis, deixaram o ambiente bem aconchegante.

varanda apartamento

Acredito que esse seja um exemplo de varanda mais comum: grade com tela. No Rio de Janeiro, em especial bairros da Zona Sul, é proibido o fechamento das varandas com vidro – acredito que na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, isso já seja possível, mas não tenho certeza –. Por isso a decoração fica mais discreta, mas sem descuidar dos pequenos detalhes. Alguns quadrinhos na parede também podem ser uma solução.

varanda com balanços

Eu adorei o que foi feito nessa varanda. Tem um espaço razoável, porém em vez de lotarem de coisas, os donos optaram apenas por um jardim vertical, uma boa iluminação e esse sofá maravilhoso. Me vejo facilmente ali, bebendo um vinho e olhando as estrelas. Vocês não?!

varanda com jardim verdical

Outra opção bacana, sem muitos elementos e muito aconchegante! Observem que os jardins verticais deixam o ambiente muito mais bonito, vale a pena ter um. Você pode começar com uma treliça simples ou um painel pequeno, não precisa necessariamente fazer uma parede inteira como essa.

varanda com prateleiras para livros

Eu escolhi essa foto porque apesar de não ser muito comum, existem apartamentos mais antigos que possuem essa “varandinha” – acredito que tenham um nome para esse espaço , mas obviamente eu não sei qual é –. E olha como ficou fofo: Paredes brancas, uma estante simples, com plantinhas, livros, vasinhos, uma máquina de escrever <3, um tapete, uma cadeira e pronto. Simples e lindo.


Agora vocês já sabem: antes de qualquer modificação na varanda, consultem a convenção condominial do seu prédio para evitar problemas e multas futuras.

Como é a decoração da varanda de vocês? Eu gostaria muito de ver!! Imaginem que bacana fazer um post só de fotos com as varandas dos leitores?