Salas de TV Pequenas: Como decorar e 10 Imagens para Inspirar

Devido aos espaços mínimos disponibilizados na grande maioria dos apartamentos dos dias de hoje, ter uma sala de TV separada da sala de estar acaba sendo um luxo. Portanto, na grande maioria dos lares brasileiros, a sala de estar acaba se comportando também como sala de TV e o morador se vê na dificuldade de arranjar espaço para sofá, mesinhas de apoio, móvel para TV, enfeites, etc… Outra dificuldade encontrada pela maioria é saber escolher o tamanho certo da TV para o ambiente que se tem.
Esse post aqui é para inspirar e ajudar quem se encontra nas situações descritas acima. Vou listar algumas dicas interessantes para deixar suasala de TV pequena com a melhor aparência possível, apresentar um esquema com a relação recomendada entre distância do sofá à TV x tamanho da TV e comentar sobre 10 exemplos de salas de TV pequenas que podem servir de inspiração.

1) Como escolher o tamanho da TV?

Antes de escolher o tamanho da TV, é importante observar a distância entre o observador (mais ou menos o encosto do sofá) até onde a tela da TV irá ficar. Com posse dessa informação, é só recorrer ao que se recomenda no infográfico abaixo:

(Imagem via Google)

2) Com qual altura deve ficar a TV?

O ideal é que o centro da TV fique alinhado com a altura do olhar do observador. Como a altura de cada pessoa varia consideravelmente, comumente utiliza-se uma altura média de 1,20 m do piso até o centro da TV, considerando uma pessoa sentada em sofá. Portanto, a depender do tamanho da TV, a medida entre sua base e o chão pode variar.

(Imagem via) 

3) Algumas dicas para fazer com que a Sala de TV pareça maior:

  • Utilize mesas de centro pequenas que ocupem pouco espaço ou ainda que sejam espelhadas;
  • Pinte as paredes da sala com cores neutras ou branco;
  • Evite utilizar painéis escuros, pois estes diminuem o ambiente;
  • Utilize espelhos;
  • Deixe espaço livre abaixo de algum móvel para colocar os pufes (pode até ser abaixo de uma mesinha de centro).

4) 10 Imagens de Salas de TV pequenas para inspirar:

Pufe e espelho em sala de TV

1 – Vemos aqui o espelho que ajuda a ampliar o ambiente, além de cores neutras no móvel, no painel e nas cortinas. Não vemos mesinha de centro, mas dá para perceber o pufe embutido abaixo do espaço livre do móvel da TV.

2 – Mais uma sala com cores neutras, espelho e espaço abaixo do móvel da TV para pôr os pufes.

3 – Nessa sala da arquiteta Gisele Taranto, amei o tapete e o móvel+painel da TV. Mais uma vez: espaço para os pufes e nada de mesinha de centro.

4 – Outra forma de ampliar o ambiente: utilizar móveis ou detalhes em vidro. Ficou lindo esse móvel de TV, aparentemente bem simples: uma mesinha branca com altura e largura suficientes para caber o pufe abaixo e um nicho de vidro acima. Um charme também o pufe!

5 – Nessa sala da designer de interiores Ana Maria Queiroga, amei a mesinha de centro espelhada e a composição que forma o móvel da TV (2 nichos, um branco e outro berinjela);
6 – Achei lindo o pufe em patchwork no canto do móvel da TV e olha que ótimo aproveitamento do espaço acima da TV com prateleiras. Observação para a altura da TV que é mais baixa justamente porque o observador vai ficar mais baixo também nesse sofá que é quase um almofadão em “L”. Achei uma fofura esse ambiente!

7 – Que tal esse móvel da TV que se comunica com a mesa da sala de jantar? Gostei da ideia, porque assim foi possível conseguir ainda mais espaço para colocar objetos decorativos acima da prancha de madeira.
8 – Móvel simples, pequeno e bem aproveitado para acomodação de objetos.

9 – Nesse ambiente da arquiteta Erika Mello, vemos um caso de mesinha de centro que seria ideal para comportar um ou dois pufes abaixo;
10 – Gostei da cor e do detalhe das portas de correr desse móvel de TV nesse ambiente decorado pela Only Design de Interiores. Cores neutras e o revestimento da parede chamaram a atenção aqui,

Qual TV Por Assinatura escolher?

Já mostramos como decorar sua sala de TV e agora vamos dar algumas opções de TV fechada, segue abaixo alguns pontos.

Quais são os Conteudos: Veja quais os programas que mais interessas a você e sua família: canais de Futebol? Novelas? Filmes? Séries?

Tem (HD): É muito importante ver que a sua TV possua a tecnologia para exibição de imagem full hd (alta definição) não utiliza.

Tem na sua Cidade?: Agora é preciso ver se suporte na sua cidade, caso não tenha, quando tiver um problema com sua tv vai demorar muito mais tempo para essa empresa resolver

Decodificadores de sinal: Agora a galinha dos ovos de ouro é importante apresentar ao leitor uma outra opção existente no mercado. Há tipos de aparelho chamados de codificadores de sinal que basicamente desbloqueiam canais fechados, permitindo a pessoa a disponibilidade de todos os canais pagos, sem pagamento às operadoras. É uma longa briga entre as operadoras e as empresas que ofertam este aparelho / serviço, e para quem deseja mais informações sobre, no site CS sky

Dicas finais: Confirme também a disponibilidade dos canais da TV aberta (Globo, Record, Band, etc.), para que você possa usufruir dos mesmos sem precisar de um aparelho conversor de sinal, visto que migramos no Brasil do antigo sinal analógico para o digital. Confira abaixo as pesquisas de preço e o que mais nos chamou a atenção na escolha dos planos. Vamos agora às principais operadoras de TV por assinatura e seus respectivos dados: e agora faça um teste cs no site

E é isso. Espero que tenham gostado! Querem ver mais dicas para apartamentos pequenos?

Beijos e até o próximo post!