Plantas para decorar Cultivar dentro de casa

Um dos hobbies que cultivo é cuidar das minhas plantas – regar, podar, adubar e conversar com elas (juro que não é coisa de gente louca! rs).

Sempre que falo da minha paixão por plantas, as pessoas dizem que até gostam das verdinhas mas não as cultivam porque moram em apartamento / casa que não possui varanda ou área externa. E para você que também pensa desta forma, selecionei cinco plantas ideais para se cultivar em ambientes internos e acabar com a desculpa da ausência de espaço externo. Confira:

plantas para dentro de casa

01 – ORQUÍDEA

Foi a primeira planta que comprei para meu apartamento, influenciada pela minha mãe que é apaixonada por orquídeas (e todo tipo de planta!). Esta da foto é a Phalenopsis, a mais fácil de ser encontrada no mercado. Deixo os vasos de orquídeas na sombra e coloco água uma vez por semana, mas quando está muito quente rego duas vezes.

Já faz quatro anos que comprei minha primeira orquídea e ela continua saudável e floresce todo ano.

02 – ANTÚRIO 

Sempre fui fã desta planta que possui flores em forma de coração e é indicada para ambientes internos e iluminados (não tolera luz solar direta). O indicado é que o solo esteja sempre úmido (tome cuidado para não encharcá-lo), especialmente na primavera e no verão.

Meu vaso fica dentro de casa, recebe luz solar indireta, rego uma vez por semana e está crescendo saudável com folhas bem verdes e flores constantes.

03 – JIBOIA 

Esta folhagem pode ser cultivada em ambiente interno ou externo e seu crescimento será determinado pela abundância de luz solar: quanto mais iluminado for o ambiente mais ela crescerá. O meu vaso de jiboia fica dentro de casa e, por não receber luz solar diretamente, possui folhas pequenas que não passam de 14cm.

Apesar desta planta gostar de muita água, rego o meu vaso uma vez por semana e está se desenvolvendo a todo vapor.

04 – LÍRIO-DA-PAZ

É considerado um purificador biológico do ambiente e não requer cuidados especiais. Não tolera luz solar direta, é ideal para ser cultivado em ambientes internos bem ventilados e com luz solar indireta. A terra deve estar sempre úmida, mas nunca encharcada.

05 – SUCULENTA

A plantinha que está presente na maioria dos painéis do Pinterest não é nada exigente: gosta de luz solar indireta e pouca água (no verão molhe uma vez por semana e no inverno apenas uma vez a cada quinze dias). O segredo para que estejam sempre verdinhas e saudáveis é colocar água somente na terra – se molhar as folhas ela podem apodrecer.

Simples, não é mesmo? Comece a plantar o seu jardim e aos poucos terá uma casa florida e mais alegre!